Cachorro salva a vida de dona com câncer

A emocionante história de uma cadela da raça labrador que detectou um câncer em sua proprietária tem sido notícia em várias mídias do Mundo nos últimos tempos. A psicóloga e especialista em comportamento animal Claire Guest garante que sua mascote é quem revelou um tumor em sua mama há aproximadamente sete anos.

Na época, Daisy estava sendo treinada por sua dona para descobrir doenças por meio de odores característicos. Com o auxílio de seu olfato apurado, o animal estava sendo preparado para distinguir oscilações nos níveis de açúcar no sangue (algo comum aos diabéticos) e a presença de células cancerosas.

Foi um dia, durante uma pausa no trabalho que realizava em um hospital, que Claire foi surpreendida. “Eu abri a parte de trás do carro e meus outros dois cachorros saltaram, mas Daisy ficou olhando para mim quase sem esboçar uma reação até que começou a tocar meus seios com seu focinho. Achei aquilo muito estranho, pois ela nunca havia se comportado assim”, comentou a especialista em entrevista ao The Telegraph.

Na mesma noite do ocorrido, Claire relata ter sentido uma espécie de “pontada” no local mostrado pelo cão e, dias depois, quando procurou a opinião de um médico, soube que estava com câncer de mama e que o nódulo localizava-se exatamente onde sua cachorra havia indicado.

“O cirurgião disse que tive muita sorte em ser diagnosticada no início da doença, pois quando eu sentisse algo, provavelmente seria tarde demais”, lembra Guest. Hoje curada, ela agradece constantemente a Daisy por ter salvado sua vida. “Tudo o que eu consigo pensar é que Daisy fez a diferença para mim. Eu poderia ter que passar por uma quimioterapia agressiva ou até mesmo não ter sobrevivido se não fosse ela”, afirma.

No ano de 2004, Claire esteve envolvida em um dos primeiros estudos a respeito do poder que os cães possuem em detectar doenças utilizando o olfato, revelação esta que vem sendo desenvolvida por ela e sua equipe há mais de uma década a fim de auxiliar médicos e outros profissionais em diagnósticos e terapia.