Como plantar catnip (erva do gato) em casa?

Diferente da grama de gato, que é utilizada especialmente para auxiliar na digestão dos animais, o catnip possui um efeito particular nos felinos fazendo, de algum modo, com que fiquem entorpecidos ao sentir o cheiro desta erva especial.

Simples e fácil de cultivar, o catnip é produzido em diversos Países do Mundo e, anualmente, cerca de 400 toneladas são distribuídas só nos Estados Unidos para felinos domésticos – que se divertem com os poderes da planta.

O que é o catnip?

Parente da hortelã, o catnip possui uma substância chamada neptalactone que estimula o cérebro do animal. Normalmente, os gatos que entram em contato com ela, apresentam alterações de comportamento, podendo se mostrar mais agitados, felizes e até agressivos.

Apesar de ser considerada uma droga por muitos, a planta não é tóxica e não causa danos ao animal que utiliza. Recreativa, na maioria dos casos ela faz com que o bichinho sinta prazer e bem-estar.

Catnip serve para todos os gatos?

Estudos afirmam que cerca de 70% dos gatos são sensíveis à substância encontrada no catnip, tendo influências hereditárias sobre a intensidade e a forma que irá se comportar após cheirar a erva.

De acordo com cientistas, é comum que filhotes e gatos demasiadamente idosos não sintam nenhum efeito, enquanto gatos não castrados e em idade reprodutiva têm maior chance de “pirar” com a planta. Seu efeito dura em torno de 10 minutos e não é viciante.

Como ter uma plantação de catnip em casa?

Quer deixar seu gato feliz com uma plantação própria de catnip? Fazer isso é muito simples. Atualmente, pet shops e até mesmo supermercados comuns vendem sementes de catnip no Brasil, então basta comprar um pacote e despejá-lo em um vaso com terra a uma profundidade entre um e um centímetro e meio.

A utilização de adubo ou agrotóxicos não é indicada, pois dependendo do tipo de produto usado, ele pode ser prejudicial à vida do seu pet. Regue a planta a cada dois dias e, quando chegar a um tamanho razoável, faça a “colheita”.

A maioria dos gatos prefere o catnip seco, como comumente comercializado em lojas especializadas, portanto recomendamos que a planta seja “moída” e deixada no sol por um dia antes de ser “servida”.