Curiosidades sobre a visão e a audição dos gatos

Apesar de terem um porte pequeno, os gatos domésticos são animais com uma poderosa visão e uma audição aguçadíssima. Diferente do que muitos pensam, eles são capazes de enxergar cores e conseguem ouvir até mesmo o menor ruído, fatores que antigamente lhes auxiliavam especialmente durante as caças, que também ocorriam durante a noite. Dificilmente camundongos e insetos escapavam de olhos e ouvidos tão atentos.

Hoje, apesar da maioria dos gatos não mais precisar caçar, muitos ainda mantém o hábito por instinto e ainda utilizam de seus dotes especiais para isso. Confira a seguir algumas das principais curiosidades sobre a visão e a audição dos gatos:

Gatos estão sempre alerta

Nossos felinos domésticos, assim como os cachorros, são capazes de ouvir muito mais do que nós. Enquanto temos uma capacidade de audição de apenas 20kHz, os bichanos contam com uma potência de 65 kHz.

Com ouvidos sensíveis e orelhas “projetadas” em forma de funil, os sons são amplificados e canalizados em seu canal auditivo de uma maneira realmente inimaginável para nós. Não a toa, com qualquer barulho, eles direcionam suas orelhas para o local correto em que aconteceu o ruído.

Apesar de serem excelentes ouvintes quando adultos, os filhotes não têm a mesma habilidade. Sua audição completa se desenvolve por volta de duas semanas de vida, daí, provavelmente, os bebês miem tão alto quando querem chamar a atenção de suas mães.

Gatos têm olhos de lince

Quando usamos a expressão “olhos de lince”, queremos dizer que alguém possui uma visão excelente, capaz de perceber até mesmo o mínimo detalhe, mas a verdade é que poderíamos facilmente substituir esta frase por “olhos de gato”.

Nossos felinos têm um campo de visão de 185 graus, podendo visualizar bem além do que apenas o que situa-se à sua frente. Assim como acontece com a audição, os filhotes não enxergam assim que nascem, pois seus olhos se abrem completamente cerca de uma semana após.

Antigamente, muitos cientistas defendiam que os gatos não viam cores, mas há algumas décadas se soube que eles enxergam tons de azul, amarelo e verde. Apesar disso, eles vêem os detalhes meio embaçados, ou seja, o Mundo, para o gato, é um tanto quanto desfocado.

O fundo dos olhos dos gatos possui uma camada denominada “tapetum lucidum”, que confere à sua retina uma maior eficiência ao captar a luz. Por esse motivo, os gatos vêem melhor do que nós durante a noite, chegando a enxergar seis vezes mais do que um homem. Sensíveis a luz, é por isso que suas pupilas em sentido vertical dilatam e diminuem tanto de tamanho.

Suas pupilas, aliás, podem ficar maiores do que as de um ser humano. Dentre todos os mamíferos, os gatinhos são os que possuem os maiores olhos se comparados com as proporções de seu corpo e cabeça.