Ver cachorros pela televisão faz bem à saúde, diz estudo

Um estudo divulgado pela Universidade de Rutgers, localizada em Nova Jersey (EUA), revelou que assistir cenas de cachorros na televisão pode fazer bem para a nossa saúde. A pesquisa realizada pela então doutoranda Cheryl Krause-Parello analisou aspectos da saliva de humanos que visualizaram algumas cenas de filmes que continham animais. Surpreendentemente, todos tiveram uma queda no nível de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse.

“É comprovado que os animais colaboram para nosso bem-estar e melhoria em quadros de depressão, por exemplo. Pensar em um bicho ou ter contato com ele pode até mesmo equilibrar a nossa pressão arterial pelo simples fato de estarmos pensando em algo bom”, conta a psicóloga clínica e hospitalar Vana Bedaque.

Segundo os especialistas, mesmo que haja um contato apenas virtual, o importante são as sensações relacionadas a esse tipo de vivência. “Ao observar um filhote, mesmo que seja na televisão, entramos em contato com algo lúdico, que nos remete a sensações de prazer, permitindo a liberação de hormônios que nos deixam mais felizes”, completa a psicóloga.

Questões relacionadas à solidão e sentimento de tristeza também foram observadas durante o estudo norte-americano que, nos últimos anos, começou a analisar a relação entre o contato com os animais e a evolução no quadro psicológico de veteranos de guerra e pessoas que sofreram algum tipo de abuso.

“Não é a toa que muitos hospitais já adotam a ‘pet terapia’ como parte do processo de cura. A tendência é que a cada ano, mais profissionais percebam a importância deste tipo de trabalho, sendo cada vez mais habitual nos depararmos com bichos de estimação em consultórios e clínicas”, finaliza Vana.