Caixa de areia: saiba onde seu gato não quer que ela fique

Gatos costumam ser bastante exigentes com suas coisas e quando o assunto é caixa de areia, isso não é diferente. Sempre atentos, os felinos domésticos possuem manias próprias e comumente gostam de privacidade na hora de fazer suas necessidades. Descubra, agora, quais os lugares que são menos aceitos por eles para este momento tão particular.

Seu vizinho tem gato?

Se alguma casa vizinha tiver um gato que possa ver seu gato na caixa de areia, esqueça! Ele certamente buscará um novo local para fazer suas necessidades. É bastante comum que os gatos se sintam vulneráveis neste momento, então, quanto menos contato (mesmo que visual) ele tiver com outro animal ou ser humano nesta hora, melhor.

Barulhos e ruídos podem interferir

Gatos costumam estar sempre muito alertas a qualquer barulho ou ameaça, por isso o ideal é que a liteira seja colocada em um lugar calmo, de preferência longe da porta da rua, por exemplo. Mesmo o ruído que fazem os carros na rua podem incomodar o animal.

Onde seu gato come?

Caixa de areia e refeição não combinam e os gatos sabem muito bem disso. Um dos maiores índices de rejeição ao uso do sanitário felino é devido à proximidade entre sua comida e a caixa. O recomendável é que eles sejam colocados em ambientes diferentes, preferencialmente bem longe, em locais opostos.

Gatos odeiam sujeira!

O gato é um animal que preza pela limpeza e não é a toa que ele passa horas e horas de seu dia “tomando banho”. Sendo assim, ele não costuma tolerar locais sujos, especialmente com fezes e urina. Troque a areia pelo menos uma vez ao dia e evite surpresas.

Sua liteira é fechada?

Alguns animais, especialmente os mais desconfiados, não gostam daquele tipo de caixa fechada, nas quais ele não consegue ver o que acontece ao seu redor. Nestes casos, os modelos abertos são os mais indicados.

Evite cheiros muito fortes

Colocar a bandeja perto do armário de produtos de limpeza nunca é uma boa opção. O odor forte de detergentes, água sanitária e afins confunde o gato, que procurará um local com menos cheiro para fazer suas necessidades. O mesmo vale para os produtos utilizados na higiene da caixa de areia. Seja seletivo e tenha bom senso.

Ele teve experiências negativas?

Se de uma hora para outra o seu gato parou de usar a caixinha de areia, ele pode ter tipo algum tipo de experiência negativa perto dela. Brigas, broncas e sustos podem fazer com que o felino deixe de achar que aquele é mesmo um lugar seguro e busque outras alternativas.

Lembramos aqui que os gatos costumam ser animais muito higiênicos e que não é comum que façam xixi ou cocô fora da caixa de areia. Se esse comportamento persistir, busque a orientação de um profissional.