Confira como deve ser o esquema de vacinação dos gatos

A vacinação dos gatos domésticos é bastante importante especialmente por proteger os animais de doenças transmissíveis. Tendo vida livre ou não, seu pet precisa ser vacinado anualmente.

De acordo com o médico veterinário Rafael Galesco, o ideal é que os filhotes recebam três doses de vacina quádrupla. “Com oito semanas de idade, o gato recebe a primeira dose de V4 e as aplicações devem se repetir aos três e quatro meses. Com isso, ele estará protegido contra Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose e Panleucopenia“, afirma.

“A vacina anti-rábica, que protege o animal contra a raiva, pode ser dada a partir dos três meses de idade e, por Lei, deve ser reaplicada anualmente”, completa o veterinário. A V4 não é obrigatória por Lei, mas é de suma importância para a imunidade do bichano.

Além de manter a saúde do seu animal, a vacinação é importante para evitar a disseminação destas enfermidades que, em alguns casos, podem resultar na morte do gato. Fique sempre de olho na carteirinha do seu pet para ter certeza de que ele está com as vacinas em dia!

Rafael Augusto Galesco é Médico Veterinário, pós-graduado em cirurgia, anestesia e fisioterapia, proprietário do Banco de Sangue Veterinário BSVET e da Clínica Veterinária Galescão.