Especial Border Collie

Originado na Grã-Bretanha, o cachorro da raça border collie é hoje, no Brasil, considerado um dos potenciais “cães da moda”, algo que preocupa os amantes da raça e aqueles que prezam por suas características um tanto quanto diferenciadas.

Considerado o cachorro mais inteligente do Mundo, o border collie ocupa o primeiro lugar na lista elaborada pelo comportamentalista Stanley Coren. Em seu livro “A Inteligência dos Cães” (The Intelligence of Dogs), o especialista realizou uma série de testes com diversas raças a fim de descobrir quais aprendiam mais rapidamente tarefas variadas, comandos e truques e os exemplares de border collie superaram a todos, muitas vezes assimilando gestos e palavras logo na primeira tentativa.

Diferentemente do que acontece com a maioria das raças, os criadores de border collie tendem a prezar muito mais pela inteligência, capacidade de raciocínio e interesse no trabalho de seus cachorros do que por aspectos físicos. Isso faz com que encontremos borders de diferentes cores e tamanhos que são livremente aceitos pelos clubes especializados em cinofilia.

Extremamente focado em tudo o que faz, o “border collie urbano” pode ficar por horas brincando de bola sem demonstrar nenhum sinal de cansaço. Quem tem um border em casa sabe o quanto eles podem ficar vidrados em seus brinquedos favoritos, algo que pode pender à obsessão.

Apesar de ser um cachorro de pastoreio, o border collie costuma se dar bem em todas as tarefas a que for designado. Não a toa, comumente participam também de concursos de adestramento, campeonatos de agility, competições de frisbee e até de natação.

Muito leal ao seu dono, o border collie é um cachorro rústico que se dá muito bem com os membros de sua família, chegando a ser “manhoso” com eles em alguns casos. Resistente e “projetado” para ser forte, ele tem grande tolerância à dor, algo que pode ser um problema quando o animal tem algum tipo de problema de saúde.

Incansável, como foi selecionado para ficar horas no pasto conduzindo outros animais, quando cheio de energia, vivendo em nossas casas, ele pode se tornar um cachorro frustrado, apresentando comportamentos indesejados como destruição de objetos e até agressividade.

Brincalhão e sempre pronto para uma aventura, o border collie precisa de um tutor que consiga reservar um tempo para seu cão todos os dias, seguindo uma rotina de exercícios físicos e mentais.

Quer fazer seu border collie feliz? Leve-o para uma longa caminhada ou corrida no parque e sempre o convide a participar de jogos que estimulem sua inteligência. Com isso, você certamente vai ter em casa um melhor amigo para todas as horas!

Saiba mais sobre o border collie:

Hall da fama: Border Collie

rocky-border   jagger-border

guga-border   lady-misty-border

bardot-border