Especial Persa

O gato persa é, provavelmente, a raça de felinos domésticos mais popular em todo o Mundo. Conhecidos por seus pelos extremamente longos e focinho comumente achatado, ele esbanja beleza por onde passa e chama a atenção de todos por sua aparência diferenciada.

O gato persa de padrão “show” é aquele que, entre outras características, possui o focinho entre os olhos, algo pouco comum na maiorias dos gatos – que possuem um focinho mais alongado. Este traço, porém, traz muitos problemas de saúde para esses animais que, normalmente, têm dificuldade em respirar e até mesmo em sentir alguns odores. Seu rosto achatado também pode comprometer sua mastigação e o pronagtismo mandibular pode ser diagnosticado em alguns animais.

Muito peludo e de diversas cores, o persa precisa ser escovado quase que diariamente. Por ter uma pelagem bem fina, os nós são bastante habituais na raça e quando o problema não é percebido com rapidez, pode resultar em incômodo, dores e até doenças dermatológicas.

O gato persa é extremamente apegado aos seus donos. Carinhosos e tranquilos, eles costumam preferir ficar dentro de casa a se aventurarem pelas ruas (como muitos outros felinos adoram).

Normalmente, o gato persa é calmo e suas brincadeiras são delicadas, mas assim como acontece com qualquer raça, podem haver exceções de exemplares mais ativos do que os outros.

Os persas possuem uma série de variações de cores de pelos e olhos, mas sempre precisam ser animais robustos e harmoniosos, de bom temperamento.

Se quiser um pet desta raça, fique atento: o gato persa pode ter uma doença genética chamada rins policísticos (PKD), que faz com que o animal apresente problemas renais graves com o tempo. Verifique se o gatil escolhido realiza exames periódicos em seu plantel.

Como são braquicefálicos (de focinho curto), estes gatinhos também precisam de uma atenção especial nos dias de muito calor ou muito frio. Atividades físicas/ brincadeiras intensas não são uma boa ideia quando falamos de persas.

Saiba mais sobre gatos persa: