Gato da Sorte: você conhece sua história?

Devido ao budismo, o Japão é naturalmente considerado um País místico e, diferente do que acontece no Ocidente, ele aceita animais como símbolos de sorte e riqueza. O Maneki Neko, talvez o mais conhecido deles, é utilizado no Mundo inteiro como amuleto, prometendo trazer dinheiro para o comércio, sorte e felicidade.

História do Maneki Neko, o Gato da Sorte

Pouco se sabe sobre a história real da criação do Maneki Neko, porém existem duas versões mais populares. A primeira fala sobre uma senhora pobre que, ao sonhar com um gato, passou a fazer o animal em gesso e cerâmica. Em pouco tempo, seus vizinhos passaram a comprar a obra de arte e a notícia se espalhou. A mulher, então, ficou rica vendendo estes gatos.

A segunda lenda muito difundida é a que teria acontecido no templo Gotoku-ji, onde um viajante avistou um gato e se abrigou na copa de uma árvore para admirá-lo. Encantado com o animal, ele se aproximou e, ao sair de perto da árvore, um raio a partiu. Com isso, os moradores da região passaram a acreditar que a beleza do gato é que havia salvado a vida do homem e o animal virou um sinônimo de sorte.

O gato japonês é de raça

Criadores da raça bobtail japonês de todo o Mundo defendem que o Maneki Neko é desta raça e muito provavelmente eles têm razão. A raça criada no século VII é uma das mais antigas entre os felinos domésticos.

Maneki Neko é uma fêmea

Repare: originalmente, o gatinho japonês possui três cores: branco, preto e vermelho (amarelo). Estas características, geneticamente, só seriam possíveis em fêmeas, uma vez que apenas elas é que podem ter a cor calico (tricolor), algo relacionado com o cromossomo X.

Variações do Gato da Sorte

Apesar de muitas vezes acharmos que apenas a pata levantada é o que muda, acredite: há muito mais mistério acerca destes gatos da sorte encontrados no Oriente e Ocidente. Entenda, a seguir, o que significa cada uma destas variações:

Pata esquerda levantada: atrai clientes e prosperidade nos negócios.
Pata direita levantada: atrai sorte e felicidade.
As duas patas levantadas: este gato ambidestro representa prosperidade e sorte ao mesmo tempo.
Com predominância de branco: limpeza.
Com predominância de preto: proteção.
Com traços rosas: amor.
Com traços verdes: inteligência.