Por que os gatos têm mania de afofar tudo?

Quem tem um gato em casa com certeza já recebeu uma espécie de massagem do bichano. Esse hábito, que também tem o “dom” de destruir móveis, edredons e afins, tem algumas explicações diferentes que podem ser levadas em conta.

Gatos afofam para reproduzir o prazer de quando eram filhotes

Quando filhotinho, o gato “amassa” sua mãe na hora da amamentação fazendo com que o leite saia mais facilmente. Com esse movimento em suas mamas, a sucção deixa de ser o único meio de liberação do leite, tornando o mamar menos trabalhoso – e mais prazeroso – pro felino. Muitas pessoas acreditam que eles reproduzam esse comportamento também quando adultos sempre que estão satisfeitos com uma situação, relembrando essa sensação do passado.

Gatos afofam para deixar o local mais aconchegante

Antes de chegarem às nossas casas, os gatos se viravam como podiam e não tinham uma cama limpinha para chamarem de sua. Com isso, era comum que se contentassem com o chão, a terra ou outros tipos de abrigo nada convidativos. Para melhorar isso, afofavam o “terreno” juntando com suas patas alguns “materiais” (como folhinhas ou mais terra, por exemplo) que pudessem deixar o lugar mais acolhedor.

Gatos afofam para demarcar território

Os coxins dos gatos (as famosas “almofadinhas”) possuem glândulas especiais que liberam odores bastante característicos sempre que afofam ou arranham alguma coisa ou alguém. Este cheiro é imperceptível para os humanos, mas garante que outros gatos se mantenham longe ou, ao menos, fiquem atentos sobre aquele local que leva o “carimbo” de outro bichano.