Yupets entrevista Lionel Falcon, o fotógrafo de animais

Se existisse um prêmio para o melhor fotógrafo pet de toda a história, certamente Lionel Falcon seria o grande merecedor desta homenagem. O argentino que antes clicava celebridades em seu País viu tudo mudar quando resolveu se dedicar exclusivamente para os animais e chegou ao Brasil com essa proposta inovadora. Considerado um dos pioneiros da modalidade, Lionel faz de seu trabalho algo extremamente especial, muitas vezes chamando a nossa atenção para causas sociais, como nos ensaios com os vira-latas ou com bichos com necessidades especiais. Abaixo, você confere nossa entrevista com o fotógrafo de animais mais querido – e talentoso – de todos.

Yupets: Por que você decidiu largar a vida de fotógrafo de celebridades e resolveu se dedicar às fotos de animais?
Lionel: Eu necessitava de novas emoções no meu ramo profissional e certa vez, ao clicar uma celebridade com sua cachorrinha, consegui atrair a atenção da pet. A partir daquela foto, descobri o novo rumo que procurava e mantenho até os dias de hoje.

Yupets: Hoje em dia, você é reconhecido em diversas partes do Mundo. Você imaginava que seu trabalho faria tanto sucesso? A que você atribui tanto prestígio?
Lionel: Procuro estar sempre vigente com o que faço, utilizando as redes sociais, mantendo relações comerciais que possam impulsionar e apresentar meu trabalho fotográfico ao Mundo. Procuro temas e cliques que mostrem além da beleza no olhar dos animais!

Yupets: Apesar disso, você ainda encontra barreiras nesta profissão? Que dicas você costuma dar aos seus “aprendizes”?
Lionel: Algumas barreiras, dependendo da interpretação de cada um, são parte mesmo dessa profissão e de quaisquer outras, mas acredito que a criatividade é infinita nessa área que escolhi. A paciência e determinação no que você faz na fotografia são essenciais para passar por cima desses inconvenientes.

Yupets: Você é argentino, mas escolheu viver no Brasil. De quando chegou aqui até agora, você tem percebido mudanças na forma como os brasileiros cuidam de seus pets?
Lionel: Ainda há muito o que aprender, não só no País, mas a nível mundial sobre como melhor cuidar dos nossos animais. Mas observo o crescente interesse e preocupação com eles em meio aos excessos e extremos. Acredito que num futuro possamos descobrir o que realmente é importante para o bem-estar animal.

Yupets: Em algumas épocas, você costuma trabalhar com temas fotográficos específicos. Você tem alguma coleção preferida? 
Lionel: Quando eu monto determinado tema, naquele momento ele se torna meu precioso e favorito na intenção de partilhar com outros olhos o que os meus olhos veem naquele tema.

Yupets: Você está trabalhando em algum projeto especial no momento?
Lionel: Em ocasião das Paraolimpíadas, estou dedicando minhas atenções à Expo Pet Special, com animais muito especiais!

Yupets: Quanto, em média, costuma custar uma sessão fotográfica? Como as pessoas podem te contratar?
Lionel: Estou trabalhando com pacotes a partir de R$ 500,00. Quem quiser mais informações pode entrar em meu site www.lionelfalcon.com para agendamento. Lá, tenho além do book fotográfico, linha de produtos, exposições em espaços culturais e também meu Workshop de Fotografia de Pets.

Yupets: Aproveitando, me fale um pouco sobre o workshop que costuma ministrar… 
Lionel: O meu Workshop tem como objetivo apresentar aos participantes, em teoria, as dicas e experiências por mim vividas ao longo de quase 20 anos retratando a espontaneidade dos animais, além de surpreendê-los na aula prática clicando algum pet convidado para a ocasião, o que os incentiva a trocarem ideias e, obviamente, interagindo comigo. Um detalhe importante é que meu Workshop é realizado com uma quantidade pequena de alunos para que eu possa dar total atenção a cada um deles, tirando suas dúvidas e orientando-os. O evento ocorre em meu estúdio e a cada dois meses na Petz Marginal.

Crédito: Fabio Guinalz