Ronronar dos gatos pode curar doenças humanas, diz estudo

Todo amante de gato fica extremamente satisfeito quando, ao fazer um carinho no felino, percebe que ele está ronronando. O ronronar pode ter diversos significados e, diferente do que pensa a maioria, ele não acontece somente quando o gato está vivenciando algo prazeroso, mas também quando sente uma dor extrema, por exemplo.

Uma pesquisa recentemente divulgada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention) garante que ter um gato em casa faz bem para nossa saúde física e mental – algo que estaria diretamente relacionado ao fato dos felinos ronronarem para nós.

De acordo com os pesquisadores, a vibração do ronronar atinge até 140Hz, o que pode ser considerado um som terapêutico, capaz de interferir em algumas enfermidades. Durante os estudos, eles também relacionaram o “ronrom” a casos menos frequentes de depressão e estresse em pessoas.

Dentre os benefícios destacados pelos cientistas sobre o ronronar dos gatos doméstico estão: acalmar o sistema nervoso, prevenir a dispneia (falta de ar), fortalecer os tecidos ósseos, prevenir problemas cardíacos, aumentar a imunidade e auxiliar pessoas com Alzheimer.

Se ter um gato já é bom só pela companhia do bichano, saber de todas essas vantagens faz deles ainda mais especiais.