Afinal, o que é enriquecimento ambiental?

Hoje em dia, muito se fala sobre enriquecimento ambiental para cachorros e gatos. Vários são os especialistas que vendem esse conceito como chave para o sucesso comportamental de um pet, mas pouco se fala sobre os motivos que nos fazem querer oferecer um ambiente enriquecido a eles e muito menos sobre os benefícios desta prática.  

Enriquecimento ambiental nada mais é do que poder oferecer ao animal um ambiente mais rico e favorável de modo que ele possa explorar seus instintos e sentidos da melhor – e mais saudável – maneira possível. É uma prática fundamental para bichos que vivem em cativeiro, como nos zoológicos, mas também de grande valor para os animais domésticos.

Sempre pensando nas particularidades de cada espécie, o enriquecimento ambiental pode ir desde algo simples, como o esconder de um petisco, a opções mais elaboradas como quando utilizamos recursos que o estimulam a resolver problemas mais complexos.

Devemos sempre ter em mente que o objetivo do enriquecimento ambiental é sempre fazer com que o indivíduo expresse comportamentos naturais de sua espécie por meio de atividades físicas e mentais.

Em daycares, os tipos de enriquecimento ambiental mais comumente usados são o social e o físico, mas existem também o alimentar, o sensorial e o cognitivo. Um trabalho completo de enriquecimento explora de forma similar as cinco opções.