Cão é flagrado “furtando” livro e o vídeo viraliza

Um livro que conta a história de uma mulher abandonada com dois filhos e um cachorro despertou a atenção de um animalzinho de rua na sexta-feira, 16 de março. Um exemplar de “Dias de Abandono”, da escritora Elena Ferrante, acabou furtado da prateleira da Infinity Livraria por um cão que vive pelas redondezas da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, onde localiza-se o estabelecimento.

As imagens, compartilhadas pelo perfil da loja, já acumulavam 11 mil compartilhamentos na manhã desta terça-feira (20). Instantes após o cachorro sair da loja, um homem entra na livraria com o livro, e o devolve à balconista. “Olhei o livro e vi que ele tava todo babado. Aí comecei a rir”, conta Naiara Raquel Pilger, 23 anos, que trabalha há três anos no local. Naiara diz que não conhece o homem que entregou o livro. O exemplar, com as marcas dos dentes do animal, será guardado pela loja como recordação.

O cão foi encaminhado para um lar temporário, onde ficará até ser adotado por uma família. Kustelinha, como foi batizado por estar muito magro, foi resgatado na segunda-feira (19), tomou banho, ganhou medicação e tem consulta marcada com veterinário nesta terça (20). “Pensa num amor de cachorro. É ele”, garante Fátima Ferreira, que resgatou o animal junto com duas amigas.

Elas colaboram com uma ONG de proteção animal, mas estão acolhendo Kustelinha por conta própria. Desde o ano passado, ele vem sendo visto pelo campus da Feevale, universidade onde a livraria fica. Fatima diz que já havia levado remédios para ele, e encaminhado Kustelinha para outro lar temporário, mas a pessoa acabou levando ele de volta para a universidade, como conta Fátima.

Dessa vez, ele ficará em uma casa de acolhimento, e será posto para adoção após cuidar da saúde e ser castrado. Como ainda não foi examinado pelo veterinário, não foi possível estimar a idade de Kustelinha.

Vejo o vídeo do Kustelinha roubando o livro