Por que devo “gatificar” minha casa?

Muitos donos de gatos ainda acreditam que somente deixar seus peludos em casa, com água e comida, já basta para eles se sentirem bem e confortáveis. Isso, porém, é um engano imenso e pode colocar o bem-estar do bichano em risco.

Os gatos, diferentemente dos cachorros, não são ainda 100% domesticados, com isso, eles possuem instintos e necessidades diferentes, mesmo quando vivem em “cativeiro”. Os felinos domésticos são naturalmente curiosos e ao mesmo tempo receosos, por isso o ideal é criar um ambiente dentro de casa no qual eles se sintam bem e seguros, e o nome disso é “gatificar”.

Gatificar uma casa é relativamente simples, hoje em dia existem até mesmo arquitetos e comportamentalistas veterinários super especialistas no assunto, mas você pode ir melhorando a qualidade de vida do seu pet com alguns detalhes: ofereça esconderijos e rotas de fuga para ele. Permita que ele possa andar por diferentes superfícies, especialmente acima de nossas cabeças (eles gostam de ter uma visão mais do alto, onde se sentem mais seguros e podem ter uma ideia mais geral de tudo o que se passa no local).

Caixas de papelão são sempre uma boa pedida pros felinos, eles adoram entrar, se esconder, brincar e, claro, arranhar! Prateleiras em diferentes alturas, caixas de transporte, almofadas e um pouco de graminha – ou catnip – são capazes de otimizar a vida do seu gato e deixá-lo ainda mais satisfeito como espécie.